É daqueles ideias que cativam logo a atenção e o olhar das pessoas. Teve-a o Nuno Marçal, bibliotecário da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova: documentar com mil e uma imagens e breves comentários o novo serviço Bibliomóvel que passou a percorrer as freguesias do concelho desde finais de Junho de 2006. E tem-no feito com admirável regularidade no blogue Papalagui.
Num concelho beirão, no genuíno interior luso, onde o envelhecimento da população se faz sentir de modo acentuado, este serviço móvel que serve 18 aldeias (Pergulho, Cunqueiros, Vale da Mua, Malhadal,...) revela-se de grande utilidade. Poder-se-á aduzir mesmo que é um serviço fundamental!
O projecto do Bibliomóvel nasceu da cooperação entre a Biblioteca e o Programa Progride através do Gabinete de Luta contra a pobreza da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
Como refere Nuno Marçal “A adesão por parte das populações tem vindo a crescer a longo dos meses. O que no início era alguma desconfiança natural, pela novidade do serviço, agora transformou-se num hábito que se repete a cada quinze dias com a passagem da Bibliomóvel onde para lá das noticias diárias, podem requisitar aquele livro para o serão e espreitar as novas tendências dos bordados, croché e bainhas abertas que é de longe o recurso mais utilizado pelos utilizadores.” Nuno Marçal salienta que “os mais jovens não foram esquecidos e naquelas localidades onde funcionam escolas básicas, do 1º Ciclo os intervalos, bem como o regresso a casa é agora muito mais animado, um livro para o fim de semana ou um ‘joguinho’ de computador cai sempre bem no fim de um dia de aulas.”
No Papalagui também podemos observar algumas das paisagens típicas da região, o quotidiano e os diversos mesteres das populações locais, bem como alguns aspectos mais curiosos captadas pela objectiva sempre acutilante de Nuno Marçal.
Este bibliotecário destaca ainda que “para além da normal actividade diárias de empréstimos, fotocópias, jogos de pc, procuramos levar também alguma animação aos lugares de passagem com espectáculos de acordeonistas, que fazem as delícias das populações, principalmente as mais idosas.” Em povoações onde a solidão e um pronunciado isolamento se fazem sentir com mais intensidade esta actividades são um bom aconchego para o espírito e bem-estar das pessoas, proporcionado momentos de boa-disposição, e paralelamente servindo de veículo à promoção da leitura e à disponibilização de informação.
Nuno Marçal considera que também para ele esta iniciativa tem sido extraordinária e muito enriquecedora, até pelo facto de diversos recursos poderem assim chegar à generalidade das pessoas, em especial àquelas que muita dificilmente, pelas mais variadas razões, se deslocariam à biblioteca da sede do concelho.
Em breve o Bibliomóvel vai igualmente disponibilizar, pelo menos nas localidades que possuem cobertura de rede, Internet de banda larga móvel.
“É com estas iniciativas que damos mais vida ao concelho, enriquecendo um pouco todos os dias as mentes que o povoam” adita Nuno Marçal.
Fotos de Nuno Marçal (clicar nas imagens para ampliar)Etiquetas: Bibliotecas Itinerantes de Praia Jardim Piscina e afins, Livros e Leitura, Promoção da Leitura, Serviços de Biblioteca |